sábado, 24 de novembro de 2012

Entrevista: Franka Potente de American Horror Story

Franka Potente

A atriz Franka Potente da série American horror Story concedeu uma entrevista ao site Collider, A atriz que interpretou um personagem que acreditava ser Anne Frank, falou sobre como ela se envolveu com a série, como foi interpretar uma personagem histórica, trabalhando com Jessica Lange e James Cromwell, quão estranho foi encenar no cenário do manicômio, que tipo de pesquisa que ela fez sobre as pessoas internadas em asilos, os maiores desafios desta função, e se ela espera voltar para a série, em algum ponto. Ela também falou sobre como ela escolhe seus papéis, e que ela está escrevendo seu primeiro romance. Abaixo está a entrevista, fique ciente que haverá Spoillers.

Collider: Como você se envolveu com essa série?

Franka Potente: Eu pedi para ter uma reunião geral com o co-criador Ryan Murphy. Então, eu fui para a Paramount e o encontrei em seu escritório, e eu realmente não esperava nada até que ele foi em frente e estava falando de uma parte realmente incrível, legal o que ele tinha para mim, mas ele não me disse muito. Realmente não havia roteiro, no momento, mas eu era uma fã da primeira temporada de American Horror Story, e eu disse que eu seria uma parte de tudo o que ele estava imaginando para mim.

Em que momento você soube que você iria interpretar Anne Frank?

Isso foi algo que ele me explicou, sem entrar em detalhes. Honestamente, eu tive acesso ao script talvez uma semana antes, e é aí que eu realmente descobri como ela viria a ser e sobre o que estava acontecendo com ela e todas essas coisas. Foi tudo muito secreto, o que faz sentido. Eu aprecio totalmente  o porque de tanta gente assistir uma série como esta, com os convidados que chegam, ele só mexe com as coisas. Com a internet e tudo mais, a coisa vaza tão facilmente que eles têm que fazer isso. Eles têm que ser tão secretos sobre seus scripts, e teria vazado se as pessoas soubessem o que estava por vir.

Sendo uma personagem alemã, como foi para você desempenhar esse papel?

Anne Frank e seu diário é conhecida mundialmente. É provavelmente um dos livros mais famosos desde sempre. Como todos os alunos da escola secundária, eu li na escola. Visitei a casa de Anne Frank, em Amsterdã. Eu sabia coisas sobre ela, mas eu li novamente o diário para relembrar a minha memória.

Como foi trabalhar com James Cromwell e Jessica Lange?

 Quando eu ia trabalhar, eu dizia ao meu marido que eu estava indo ter algumas aulas de atuação. No início, foi um pouco intimidante. Lembro-me de meu primeiro dia de trabalho foi de apenas cenas com Jessica, e eu tinha cerca de 20 páginas de scripts, então eu estava muito, muito nervosa. Eu não queria me mexer. E ela foi muito doce e gentil, muito focada e realmente abraçou o trabalho comigo. Ela era tão grande na cena que foi muito bom. Eu realmente senti que nós trabalhamos juntas. Fizemos isso acontecer e realmente trouxemos algo para a mesa. E James é simplesmente fantástico. Ele é um homem muito curioso, muito bem preparado. Ele gosta de falar com você. Então, eu tive uma fantástica experiência com os dois.

Como é estar no set de Asylum?

O conjunto é muito estranho, o que é ótimo para um ator, porque quando entramos no set, o clima já está criado.  Isso é definitivamente magico. É legal e assustador, mesmo se estiver iluminado. Com as estátuas legais que eles têm e a escada adequada, tudo é muito sólido e bem construído. Você começa a realmente interagir com tudo o que está lá. A primeira coisa que me veio à mente, quando eu vi, foi a de que, se você é católico, é intimidante, escuro, rigoroso, real e muito impressionante.

Como foi filmar a cena de luta com James Cromwell?

Quando você assistir ao show, do jeito que está editado tão rápido, será provavelmente um minuto e meio, mas levamos seis ou sete horas para gravar, James e eu se esforçamos muito. Lembro-me do dia seguinte, eu fui até ele e eu disse "Por favor, me diga que você tem contusões em você hoje", e James respondeu, "Sim, totalmente!" Foi uma loucura, porque estávamos suando. Foi incrível, mas foi um muito trabalhoso. Você tem que planejar as coisas. Ele é um homem alto e forte. Você não pode simplesmente prender alguém pela mão e empurrá-lo em qualquer lugar. Algumas pessoas que coordenar isso diziam "Ok, vamos fazer um ensaio", e eu era dizia "Espere um minuto! O que quer dizer? O que está acontecendo aqui?"  Eles apenas me empurraram para este carrinho com bisturis e outras coisas, e ela caiu em cima de mim. Mas, há tanta adrenalina em cenas como essa. James cuspiu em mim. Coisas acontecem. Foi muito legal. E, no final, pobre Chloë Sevigny.

Chloë Sevigny estava realmente naquela cena com você?

Estava Sim. A cena tinha mais a ver com a arma e eu atirando em James na perna, e a cena dela tinha as próteses para isso. A última metade da cena me mostrou abrindo a porta e vendo Chloe. Sinceramente, não vi muito dela antes de eu abrir a porta. Eu sabia que ela estava lá, mas eles tiveram que roda-la em razão da natureza de suas próteses. Ela não conseguia nem andar. Então, eu sabia que ela estava lá, mas eu evitava vê-la, porque eu sabia que não ia ser bonito. Foi horrível. Na minha mente, eu dizia "Ok, vamos ver seu rosto se mover e respirar e apenas aceite o que você vê." Era uma espécie de mantra.


O que você achou da ambigüidade de pessoas que claramente não pertencem ao manicômio?

Bem, isso é divertido, é claro. É o momento Hitchcock, "Será possível?" Você alimenta para o público algumas razões aparentemente plausíveis e, dentro de toda a loucura que, tudo é possível. Isso é o que eu acho ótimo. Ela convida você para um mundo onde o contexto é como um pesadelo. Nós já vimos vislumbres de um alienígena. Temos visto criaturas estranhas na floresta. E há um monte de coisas que parecem se mover há séculos. Qualquer coisa é realmente possível e, se você continuar assistindo a série, você estará aberto a qualquer coisa, o que eu acho que é bonito. Isso é o que você quer com terror ou suspense, ou este tipo de ambiente sobrenatural. Caso contrário,não seria uma série diferente. Eu não sei quem é o Bloodyface. Para os outros personagens, eu nem sei [o que está acontecendo], porque eu não sabia dos scripts antes das cenas e eu não sei os scripts depois. Eu tenho idéias sobre isso, mas eu realmente não sei. O legal é que os atores não sabem mesmo. Eu sabia do final da minha personagem. Obviamente, Anne Frank é comprovada, historicamente, mesmo que não haja um ponto de interrogação pequeno que ela não sobreviveu ao campo de concentração porque ela morreu de tifoíde ou algo assim. Mas, eu adoro a ideia. E se? E se ela ainda estava por perto? Ela seria da minha idade, então como ela seria? Eu tenho de entrar na personagem até aprender que ela não é Anne Frank. É alguém quesofria de esquizofrenia. Eu sei que um monte de mulheres, na época, fizeram isso. Mas, naquele momento, eu tenho que entrar no possível, e é assim que os filmes são feitos.


Você fez alguma pesquisa pessoal sobre as pessoas que foram internados em manicômios?

Muitos anos atrás, eu fiz um filme alemão com Tom Tykwer, chamado de "A Princesa e o Guerreiro", e eu realmente trabalhei em um asilo de loucos por duas semanas. Tenho memórias muito vívidas daquele tempo estranho. Por outro lado, isso é definido na década de 60, por isso é muito, muito diferente. Os experimentos com os pacientes foram algo muito novo, no momento, e outras coisas foram muito diferentes. Então, passei algum tempo, que foi muito intenso, numa instituição como essa, muitos anos atrás, mas é sempre bom ter uma visão nova sobre isso. A única coisa que eu me lembro sobre a loucura é que ninguém que é diagnosticado insano pensa: "Oh, meu Deus, eu estou realmente insano!" Você tem que interpretar o mais normal possível. Todo mundo é louco, mas tem pessoas insanas. Se a série era só sobre este caso, eu teria que trabalhar um pouco mais para ele.


Este show é muito estranho e assustador. Que tipo de coisas você tem medo?

Eu costumava ter muito medo de voar. Iria me assusta e me fazer ficar muito tensa e muito desconfortável, e eu iria suar ou até mesmo chorar. Eu tinha muito medo de morrer, mas não tenho mais. Agora, eu estou viajando com uma criança pequena e eu realmente percebo que eu gosto do luxo. Eles precisam ser toleradas, a fim de existir, por isso estes dias. Eu não tenho muito tempo para entrar em todos os medos. Mas, eu não sou muito boa em assistir filmes de terror. Eu certamente já vi O Exorcista, porque é um clássico, mas eu não sou muito boa para assistir esse tipo de coisa.

O que você achou de American Horror Story?

Eu vi a 1ª temporada, mas mesmo apenas a primeira seqüência do título já era assustadora. Eu tinha quase repulsa da música. Nós sempre vemos porque ela dá o tom. Se você se comprometer a assistir a algo como isso, você quer ser assustado. Eu vi algumas coisas online, onde as pessoas diziam, "Isso é tão nojento! É tão assustador!" Eu dizia "O que você acha que você está assistindo? Este não é um programa de culinária!" As pessoas assistem isso, porque querem um sentimento impertinente. Há coisas doentias nesta série. As pessoas ficam intrigadas e se sentem mal, ao mesmo tempo eles dizem: "Eu não posso acreditar que eu estou vendo isso!" É uma estranha sensação de: "Eu não posso acreditar que eu só vi isso, e eu tenho que continuar assistindo. Eu não possoparar de assistir" Essa é a grande atração da série.

Como seus amigos e familiares responderam a série? Eles têm visto o seu trabalho?

Na Alemanha, eles não o viram. As pessoas estavam muito animadas que eu estava na série Eu sei que muitas  pessoas verão. Eu acho que as pessoas estão animadas, e isso inclui a mim. Como atriz, se acontecer de você estar em um show que você gosta de qualquer maneira, é um tratamento especial. É muito bom. Mesmo quando eu vejo as coisas com os meus amigos, é sempre incrível. Isso é tão divertido! Isso torna mais especial.

Será que Ryan Murphy já discutiu suas razões para a incorporação de você como Anne Frank nessa temporada?

Eu não tenho idéia. Eu acho que ele queria ter alienígenas e nazistas. Ele criou este grande playground onde tudo é possível, então por que não trazer de volta Anne Frank e ter pessoas que acreditam por um segundo que é ela? É divertido, neste meio, que você pode criar qualquer coisa a partir do nada. Quanto mais forte o meio ambiente é, mais você pode fazer algo com ele. No pensamento puro, Era como se Anne Frank estivesse viva, e tivesse sobrevivido. O que é essa história? O que seria ela como pessoa entre alienígenas e a insanidade? ", É um pensamento muito tenso. Mas, por que tinha que ser Anne Frank, eu não tenho idéia. Talvez ele estivesse interessado nela, pessoalmente, e pensei: "Por que não? E se ela voltou e foi ela apontando para Arden, dizendo que ele era um nazista? "Ryan não está brincando. Não poderia ser qualquer um. Tinha que ser Anne Frank.


Você vai estará de volta, mais tarde nesta temporada?

Eu não tenho certeza. Você nunca pode ter certeza. Espero que sim. Vamos ver sobre isso. Eu não posso dizer, neste momento. Mas, ela tem uma lobotomia e Anne Frank acabou. É potencialmente interessante, nesse cenário, mas também é triste. Quando eu li o roteiro, eu queria poder deixá-la demorar um pouco mais e ser Anne Frank. Eu gostei da idéia. Com um monte de figuras históricas, você pensa, E se eles não estavam mortos? É uma coisa muito intrigante para se pensar.

Quais foram os maiores desafios para você, com esse papel?

Provavelmente meu primeiro dia com Jessica [Lange], porque eu tinha tantas falas Eu realmente só queria ser boa. Eu queria ganhar o seu respeito. Eu estava começando com todas essas falas, e a magia está sempre entre as linhas. Você quer que as falas saiam direito, que pretenda chegar ao ponto onde você poderá interpretar com o seu parceiro de cena e você só quer ir além disso. Tivemos um grande dia, mas eu não a conhecia, então fiquei um pouco receosa. Fisicamente, todo o material com James foi exigente, com aquela cena de luta enorme para horas e horas e horas. Isso foi exaustivo. Foi divertido também, mas você tem que estar muito concentrada nas cenas. Você não pode simplesmente empurrar um ao outro. Estávamos tentando ser muito focado nisso, mas, ao mesmo tempo, queria que parecesse perigoso. Você trabalha em suas falas em casa e tenta imaginar se a cena vai ser assim, e depois há a realidade, no dia. É sempre um pouco mais do que você pode imaginar.

Como você escolhe seus projetos? Você tem critérios para as funções que você decide tomar?

Essa é uma boa pergunta. Para ser honesta, a televisão na América é tão elaborada, estes dias. Não há muito de uma diferença no processo quando você está no set. Especialmente em American Horror Story, eles se misturam muito bem. Há tantos guindastes remotos, e eles têm todos os brinquedos para brincar. Os diretores são realmente bons. Eles realmente trabalham com você. Então, eu realmente não estou pensando em conjunto, Oh, meu Deus, isso é a televisão. É muito diferente. Eu não acho que há muito de diferente. Você recebe todos os atores de cinema e estrelas de cinema na TV agora. Assim, a escolha de projetos é realmente quase como uma grande buffet. Eu não vou mentir, o buffet foi talvez um pouco maior, um par de anos atrás. Não há muitos filmes, ao que parece, e não há muitos para todos nós, lá fora, na "filmolandia". Um monte de coisas acontece com a TV agora. Essa série foi uma escolha óbvia para mim. Eu amei a primeira temporada, e é sempre um grande prazer fazer parte de algo que você sabe que você gosta. Há um par de séries que eu vejo que eu não pensaria duas vezes [sobre estar neles]. Tem menos a ver com o trabalho atuando em si. É mais emocionante ser parte de algo que você é um fã. Lembro-me que era muito parecida como quando eu trabalhava em The Shield, anos atrás. Eu amei esse show. Quando eu trabalhei com eles, eu iria sair no set quando eu não estava funcionando. Eu chamaria meus colegas pelo nome do personagem. Eu estava no céu! Foi como o Natal. Gostaria de tirar fotos com eles. É muita sorte, se você pegar um trabalho como esse. Caso contrário, você sempre espera por algo que você possa afundar seus dentes, ou talvez não há um diretor ou ator, cujo trabalho você gosta. Há tantas razões lá fora. Para mim, ele é limitado, porque agora eu sou um regular em uma série que vai a cada seis meses.

Em que outros projetos você está trabalhando?

Eu sou uma personagem regular em uma série America da BBC que acabou de terminar sua primeira temporada, chamada "Cooper". A série foi renovada para sua segunda temporada, de modo que as gravações irão tomar seis meses do meu ano no próximo ano. Eu vou estar indo de volta para o Canadá para filmar isso. Além disso, eu sou uma escritora. Atualmente estou trabalhando em terminar meu primeiro romance, espero que em breve. É um mundo muito diferente. Então, isso é o que estou fazendo, sempre que eu não estiver em um filme ou um programa de TV.

Rei das séries







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by M Multimidea